Sem categoria

Você sabe o que é significa mão de obra social?

Qualificação, reconhecimento e remuneração justas são alguns dos aspectos da mão de obra social.

A moda sustentável precisa trabalhar com mão de obra social. Mas o que é isso?

A mão de obra é formada pelas pessoas que confeccionam as peças de roupas e acessórios, no caso de uma marca de moda, por exemplo. 

No mundo da moda, infelizmente, não são poucas as notícias de grandes redes de fast fashion envolvidas em situações de trabalho análogo ao escravo, ou seja, mão de obra explorada, com remuneração injusta, muitas horas de trabalho, condições precárias entre outros aspectos.

Por outro lado, as marcas de moda sustentável e moda consciente, têm como premissa trabalhar com mão de obra social que é formada por pessoas que recebem valorização de seus serviços, remuneração justa, qualificação, independência e autonomia e de certa forma, podem contribuir com a sociedade em que estão inseridas. 

Aqui na Aurora, toda a nossa mão de obra é social. As artesãs que fazem parte da família Aurora têm seu trabalho reconhecido (quando você recebe a sua peça encontra o nome da artesã que a confeccionou). Além disso, a remuneração justa permite que cada uma delas ganhe independência e autonomia.

Todas as nossas artesãs são da cidade de Dom Pedrito, interior do Rio Grande do Sul, e recebem capacitação, apoio e assistência social que é realizada em parceria com a prefeitura da cidade.

As capacitações e treinamentos, para que cada uma possa aperfeiçoar o que tem de melhor, ajudam essas artesãs a adquirem confiança, poder de compra e, em muitos casos, se tornarem a principal fonte de renda da família.

A mão de obra social ajuda a empoderar todas as pessoas que fazem parte da cadeia produtiva.

Revolução Fashion

O movimento Fashion Revolution, do qual nós fazemos parte, questiona exatamente isso: Quem faz minhas roupas?

Quando você se questiona o caminho que sua peça fez e pensa em todo o processo e em toda a mão de obra que faz parte dele, você contribui para a valorização. 

Optar por marcas de moda sustentáveis que utilizem a mão de obra social auxilia na formação e qualificação dessas pessoas.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *