Sem categoria

História da Cootegal

A história da Cootegal é incrível e isso nos deixou ainda mais felizes em desenvolver nosso novo fio com eles.  

Ela começa em 1891, quando, em Schio na Itália, uma greve ocorrida no Lanifício Rossi obrigou  trezentos e oito tecelões, juntamente com seus familiares, a imigrar para o Brasil, sob pena de serem presos. Destes 308 grevistas, chegaram em Galópolis – hoje distrito de Caxias do Sul – apenas cinco famílias de imigrantes italianos.  

Esses italianos e familiares, aproveitando as condições favoráveis do local, como também a existência de uma queda d’água, que seria usada como fonte geradora de energia, fundaram uma rudimentar fábrica de tecidos, denominada Cooperativa de Tecidos de Lã, em meados de 1893. Mesmo que funcionando desde esse ano ela só foi inaugurada oficialmente em 29 de janeiro de 1898, quando foi aberta uma estrada ligando a localidade ao município. 

COOTEGAL

Depois disso muita água rolou, os imigrantes precisaram vender a tecelagem, passando por vários proprietários, até que, em 1982 se tornou o Lanifício Sehbe S.A.  A década de 90, com a entrada e popularização dos produtos sintéticos e chineses no mercado têxtil, não foi fácil para nenhuma empresa de tecelagem – especialmente para as que trabalhavam com lã, e o lanífico não conseguiu superar a crise.  

E agora olha como ciclo da vida não erra e a história se repete.  

Os funcionários do lanifício, depois de muitos salários atrasados, precisaram fazer greve e, em Junho de 1999, com a concordância dos proprietários e o apoio do sindicato, fundaram a Coopertativa Têxtil Galópolis Ltda (Cootegal) – tomando conta do parque fabril, e, assim, mantendo vivo o seu importante trabalho com lã e seu papel fundamental para o desenvolvimento da região.  

Hoje a Cooperativa de Trabalho Têxtil Galópolis Ltda, está há mais de 20 anos atuando no mercado da lã, fabricando fios, tecidos, peças, modernizando e expandindo suas operações.  

Fico de verdade emocionada ao terminar de redigir essa história e enxergo que, na verdade, é uma imensa honra criar um fio de extrema qualidade com uma empresa de história tão relevante.  

A ancestralidade da lã não tem limites.  

Voltar para lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.