Sem categoria

Design e sustentabilidade, um casamento possível

É possível construir uma relação de amor e respeito entre o design e a sustentabilidade. 

Há algum tempo, era impossível imaginar o design (independente do ramo) como algo sustentável. Hoje, é algo que faz parte do DNA de muitos projetos novos e de muitas marcas que deram um novo sentido a suas atividades e perceberam que é preciso aliar os produtos do design às premissas da sustentabilidade como desenvolver o presente sem prejudicar o futuro.

O design sustentável  gera projetos que são economicamente viáveis, ecologicamente corretos e socialmente justos. Desta forma, é através da criação de iniciativas que aliam a satisfação de necessidades básicas destas gerações sem comprometer as próximas que o design se une a sustentabilidade.

Na moda não é diferente. É preciso gerar projetos que não agridam e não comprometam os recursos naturais, que sejam viáveis sem o investimento de recursos financeiros exorbitantes e que contribuam com a sociedade em que esses projetos estão inseridos.

Sustentabilidade e moda

Aqui no Brasil, já existem diversas iniciativas que unem a moda sustentável, consciente e com comprometimento social. Nós somos um desses projetos e integramos o Coletivo Viés que reúne outras marcas e pesquisadores sobre o tema. Além disso, a Catarina Mina e a Insecta são algumas das nossas inspirações quando o assunto é moda e design sustentáveis. 

Falando na Insecta, eles elaboraram uma lista com 7 livros sobre moda e sustentabilidade que você precisa ter na sua estante. Separamos quatro que estão em português. A lista completa pode ser conferida aqui (LINK PARA http://www.insectashoes.com/blog/7-livros-sobre-moda-e-sustentabilidade-para-ter-na-cabeceira/). 

1- Moda Sustentável – Um Guia Prático | Alison Gwilt (ggili.com.br/pt/tienda/productos/moda-sustentavel) 

Publicado pela editora GG Brasil, a obra analisa as alternativas para o design com estilo e sustentabilidade. Gwilt também apresenta várias marcas que nadam contra a corrente industrial e explica alguns termos complexos da moda consciente. 

2 – Moda Ética para um futuro sustentável | Elena Salcedo (http://ggili.com.br/pt/tienda/productos/moda-etica-para-um-futuro-sustentavel?taxon_id=461

Outro livro publicado pela GG Brasil, nele a espanhola Elena Salcedo apresenta informações que discorrem sobre os desafios e soluções para a moda sustentável.

3 – Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária | Lilyan Berlim  (http://www.estacaoletras.com.br/livros/livro55.php

O primeiro livro brasileiro de moda e sustentabilidade, foi publicado pela Estação das Letras e Cores e apresenta os resultados de uma extensa pesquisa que contextualiza o tema e as considerações sobre os hábitos de consumo e os modelos de negócio atuais. 

4 – Moda e Sustentabilidade – design para mudança | Lynda Grose e Kate Fletcher (http://www.editorasenacsp.com.br/portal/produto.do?appAction=vwProdutoDetalhe&idProduto=20978

Na obra publicada pela Editora Senac, as pesquisadoras analisam como a sustentabilidade pode transformar a moda e as pessoas que trabalham no ramo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *