Sem categoria

Como descartar pilhas e óleo de cozinha para contribuir com a sustentabilidade

Muitas pessoas não sabem como descartar corretamente pilhas vencidas ou o óleo de cozinha usado de suas casas sem agredir o meio ambiente. Mas, não é difícil – e nós te ajudamos a incorporar na sua rotina e contribuir com a sustentabilidade do planeta

Pilhas

Se descartadas incorretamente, as pilhas podem contaminar o solo, os lençóis freáticos, e causar problemas à saúde e ao meio ambiente. O ideal é procurar coletores presentes na sua cidade, colocados em pontos específicos para promover a sustentabilidade. Outra alternativa é entregá-las ao estabelecimento em que foram compradas.

Você pode procurar o local mais próximo de descarte em portais na internet, como no Made in Forest. Basta digitar seu endereço e ele te mostra os pontos de coleta na sua região. Sites de coleta da prefeitura de sua cidade, como o de Porto Alegre, também disponibilizam os locais cadastrados para descarte correto.

Óleo de cozinha

O óleo não pode ser jogado em pias, pois é altamente poluente para as águas, além de entupir os canos da sua casa. Se deseja jogar fora, espere esfriar, guarde-o em uma garrafa e deposite num dos pontos de descarte, semelhante aos das pilhas. O óleo pode ser transformado em ração, detergente, cosméticos, tintas, biodiesel, massa de vidro, etc. 

 

O portal eCycle disponibiliza o endereço de vários pontos de descarte http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php 

Como reaproveitar o óleo de cozinha?

Sabão:

  • 500ml de água;
  • 1 litro de óleo de cozinha (coado);
  • 250g de soda cáustica.

Esquente a água, coloque-a em um recipiente resistente e adicione lentamente a soda cáustica. Cuidado! A reação provoca pequenas explosões, evite ficar muito próximo ao recipiente. Por fim, adicione o óleo e mexa por 20 minutos, até ficar consistente. Despeje essa mistura em uma forma, espere secar e depois corte em barras menores.

 

 

Vela decorativa

  • óleo de cozinha (coado);
  • parafina;
  • pavio;
  • essência (qualquer uma de sua preferência).

Misture o óleo na parafina e derreta ambos em banho-maria. Quando estiver homogêneo, acrescente a essência. Coloque tudo no recipiente escolhido para a vela e, antes de esfriar, coloque o pavio no centro da mistura. Depois, é só esperar esfriar.

Viu como é fácil? Nós apoiamos o descarte correto e incentivamos a reciclagem de produtos. Ajudar o meio ambiente não é difícil, e todos podem fazer a sua parte!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *