Sem categoria

Algodão reciclado diminui impacto da moda no meio ambiente

Fabricado a partir do resíduo de fibras do próprio algodão, o algodão reciclado é um tecido sustentável e uma alternativa das empresas em diminuir o seu impacto no meio ambiente. </h2>  

Segundo estudos, somente em São Paulo, são desperdiçadas, em média, 50 toneladas de resíduos têxteis por dia. Com o avanço da tecnologia, podemos transformar esses descartes em tecidos leves, macios e confortáveis, com uma aparência mais rústica.  

O tecido feito com algodão reciclado é mais uma alternativa da indústria da moda para ajudar o nosso planeta a evitar a poluição e o acúmulo de lixo. Ele é produzido reciclando os resíduos das fibras do próprio algodão ou até mesmo de tecidos e roupas prontas, que foram descartados.  

Como é feito o algodão sustentável  

Os restos das fibras são separados por cor, evitando a adição de corantes ou qualquer outro tipo de tingimento. Em seguida, eles são triturados mecanicamente,  sem uso de água e produtos químicos, dando origem aos fios desfibrados.  

O próximo passo são os processos de cardagem e aparelhamento, que é o desembaraçamento das fibras. Além disso, elas são limpas e misturadas, até que atinjam a espessura desejada.  Depois, ocorre novamente a fiação.  

O tamanho das fibras do algodão reciclado acaba sendo pequeno, já que o processo de desfibração ocorre no início da transformação. Por isso, para atingir a espessura que se quer, elas são emendadas umas nas outras.  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *