Exemplos de empreendedorismo social que estão mudando a realidade brasileira.
Empreendedorismo Social é um conjunto de ações empreendedoras que tem por objetivo melhorar a sociedade. Já escrevemos sobre assunto em outro post do blog.
Empreender não necessariamente é criar uma empresa que gere lucros aos idealizadores, mas sim pensar em ações que mudem a realidade. Nos anos 1980, o norte-americano Bill Drayton se tornou o pioneiro do que se passou a ser conhecido como empreendedorismo social.
A proposta do Drayton era utilizar técnicas de gestão e métodos presentes no cotidiano de empresas com o objetivo de aumentar o capital social de uma comunidade. No Brasil, vários exemplos têm ajudado a promover transformações positivas no mercado. Trazemos algumas ideias para inspirar você.
Gerando Falcões: www.gerandofalcoes.com.br
Eduardo Lyra é um jovem da periferia de São Paulo, que se dedica a melhorar a vida de crianças carentes e que passam pelas mesmas dificuldades que ele mesmo enfrentou na infância. Por isso, fundou a Gerando Falcões cujas ações já impactaram aproximadamente 30 mil estudantes. O projeto tem como meta promover os jovens a se tornarem motores de transformações sociais.

Instituto Chapada: www.institutochapada.org.br
Projeto idealizado pela pedagoga Cybele Oliveira, que tem como foco ajudar a melhorar a qualidade de educação pública. A organização oferece apoio à formação continuada de professores e gestores de escola, além de auxiliar na criação de redes colaborativas cujo objetivo é fortalecer o ensino formal e também as políticas públicas de educação.
Graac: www.graacc.org.br/
Iniciativa que surgiu em 1991 pelo oncologista pediátrico Antonio Sérgio Petrili, a Graac combate o câncer infantil no Brasil. A instituição já tratou mais de 5 mil pacientes e apresenta uma taxa de cura que fica em torno dos 70%.
Asid: www.asidbrasil.org.br/
Inicialmente, a Ação Social para Igualdade das Diferenças (Asid) era um trabalho de faculdade feito por Alexandre Amorim, Luiz Ribas e Diego Moreira, que, hoje, conduzem a organização. A entidade atua desde 2010 no ensino oferecido a pessoas especiais e tem um compromisso central: ajudar na gestão de escolas e instituições que trabalham com esse público.
Adaptsurf : www.adaptsurf.org.br/
A organização utiliza o esporte para incluir e integrar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à sociedade. O nome da entidade surgiu a partir de uma das atividades que realizam: o surf adaptado. Além disso, a instituição desenvolve parcerias com outros projetos ligados ao esporte.